Curso: Tecnologias
na Educação: Ensinando e Aprendendo Com as TIC
Aluna:
Gleiva Giuvannucci Alves
PLANO DE AULAS
DISCIPLINA (S): Língua
Portuguesa e Sociologia
TEMA: Cidadania
INDICAÇÃO: 8º ano – Ensino Fundamental / EJA 3º
Segmento / Ensino Médio
COMPONENTE CURRICULAR: Produção,
leitura, análise e reflexão sobre linguagens.
OBJETIVO GERAL:
Abordar a temática social do acesso
á educação, valores e cidadania oportunizando a reflexão e a produção oral e
escrita a partir do uso das TIC como ferramenta pedagógica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Interpretar e debater elementos que compõem a temática social abordada no filme;
- Produzir textos orais e escritos que possuam como temática as questões enfocadas no vídeo de curta duração “Vida Maria”.
DESENVOLVIMENTO:
ATIVIDADE 01 - APRESENTAÇÃO
DO VÍDEO "VIDA MARIA"
O filme é um curta de animação realizado por Márcio Ramos exibido em
2007 no 17° Cine Ceará, ocasião em que arrebatou o prêmio de melhor filme.
Demorou 8 anos para ser concluído, foi todo feito em computação gráfica 3D e
finalizado em 35mm. O filme conta a pungente e comum história de Maria, a
menina e mulher cuja vida é a mesma de muitas “marias” sertão a fora e Brasil a
dentro, que, para poder ajudar a família nos afazeres domésticos da vida
diária, largam os estudos e toda uma possibilidade de sonhos realizados. Vida
Maria percorreu um longo e vitorioso percurso no calendário nacional e
internacional de cinema e curtas de animação tendo levado dezenas de
prêmios. Vida Maria é indiscutivelmente uma obra de arte que
alcançou o verdadeiro sucesso popular e, que, fora o grande número de acessos
de seu trailer no You Tube, o filminho tornou-se muito popular entre
professores de todos os níveis de ensino, a compor item obrigatório em sua
videoteca de apoio didático. O Filme é um primor de roteiro, pela concisão e
imensa comunicabilidade das imagens, e pela emocionante trilha sonora de Hérlon
Robson.
*Link para o vídeo:
Você pode ter
mais informações acessando: http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=4910
Orientações ao Professor:
Nessa primeira
atividade, você deverá exibir o filme uma primeira vez. Não é necessário um
roteiro inicial para essa primeira exibição.
É importante que,
ao assistir ao vídeo pela primeira vez, os alunos prestem bastante atenção nas
questões por ele abordadas.
Ao final dessa
prévia, pergunte à turma quais foram suas impressões iniciais. Por exemplo:
·
Quais são os
temas abordados?
·
O que mais chamou
a atenção?
·
Você concorda com
tudo que foi apresentado?
Esse momento pode
ser efetivado de forma oral, uma vez que você mediará os comentários dos
alunos, sem buscar uma aprofundamento nas questões que serão tratadas nas
atividade subsequentes.
ATIVIDADE 02 - ROTEIRO DE
LEITURA DO FILME
Proponha aos
alunos que, agora, eles deverão assistir ao filme baseados em um roteiro de
leitura que busque uma reflexão sobre o mesmo.
Roteiro de leitura do vídeo:
Ao assistir ao
vídeo estejam atentos a história e seus detalhes para responder as questões a
seguir:
1) Onde se passa a história de “Vida Maria”? Que elementos do vídeo te
ajudaram a descobrir isso?
2) Como o cinegrafista / diretor marca a
passagem do tempo? Que recursos ou estratégias ele usa?
3) Compare o início do filme ao seu final. O
que há de comum e o que há de diferente entre essas partes do curta?
4) Onde se passa a história de “Vida Maria”? Que elementos do vídeo te
ajudaram a descobrir isso?
5) Como o cinegrafista / diretor marca a
passagem do tempo? Que recursos ou estratégias ele usa?
6) Compare o início do filme ao seu final. O
que há de comum e o que há de diferente entre essas partes do curta?
7) O vídeo tem duração de 8 minutos e 35
segundos, mas quanto tempo se passa na vida das personagens?
Depois
de assistir ao vídeo, discuta com seus colegas as respostas que vocês
encontraram para as perguntas acima. Discuta também com eles as seguintes
questões:
1. No início do curta, a mãe diz: “Em vez de ficar perdendo tempo desenhando o
nome, vá lá pra fora...”. Por que, para ela, desenhar o nome é perda de
tempo?
2. A expressão “desenhar o nome”, no curta, pode ser uma metonímia de quê?
Explique.
3. Para você, por que a mãe usa essa
expressão?
4. Maria José, já mais velha no final da
história, tem a mesma reação que a mãe teve com ela, com a filha, Maria de
Lourdes, quando estava escrevendo seu nome no caderno. Por que essas ações se
repetem?
5. As Marias da família retratada no curta
já têm uma vida pré-destinada. Você concorda com esta afirmação? Justifique sua
resposta baseando-se nas estratégias cinematográficas de que o produtor se
utilizou para denotar este efeito (o da predestinação).
6. Por que o curta tem o título: “Vida Maria”? Que outro título poderia
ser dado a ele?
* Organize os
alunos em grupos de 4 ou 5 alunos e peça que os mesmos façam conversem sobre as
questões do roteiro de leitura e anotem
as respostas de consenso e, em seguida, construam um texto coletivo.
Orientações para o Professor:
Para que esse
momento da atividade se efetive de maneira exitosa, você deverá exibir o filme,
novamente, algumas vezes. Caso julgue possível, poderá indicar o link para que
os alunos complementem o roteiro de leitura em casa.
Não é necessário
que os alunos respondam, em forma de questionário, o roteiro de leitura. A
partir do filme, os grupos poderão:
·
Construir um
texto que contemple os questionamentos feitos;
·
Construir um
esquema/mapa conceitual fundamentado no roteiro de leitura;
·
Construir um
organograma apresentando as questões elencadas no roteiro de leitura.
*Após a produção
deste trabalho, comunique aos grupos que eles farão uma apresentação sobre um ou
dois dos pontos trabalhados.
ATIVIDADE 03 – SOCIALIZAÇÃO
DO SABER – APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS.
A partir dos
trabalhos produzidos na atividade anterior, cada grupo organizará uma
apresentação se valendo do ponto escolhido/sorteado.
Os grupos deverão,
por meio de exposição oral e cartazes, falar sobre o ponto de discussão,
enfocando:
·
A forma em que o
tema foi abordado no curta "Vida Maria”;
·
A maneira que tal
questão é discutida na sociedade atual;
·
Se há diferenças
entre a realidade histórica do filme (2007) e a atual (2011);
·
O conceito de
igualdade entre os seres humanos, expresso no filme;
·
Se a “educação é
um direito de todos” por que alguns não têm acesso a esse direito?
·
Que
propostas/programas sociais /políticas públicas são realizadas no Brasil para garantir
o acesso e permanência das crianças na escola?
·
A realidade
apresentada no filme é comum em todas as regiões do país da mesma forma e
intensidade?
Orientações para o Professor:
Dê alguns dias
para que preparem essa atividade. Incentive a pesquisa em diversas fontes:
jornais, revistas, internet...
Cada grupo deverá
apresentar seu trabalho em cerca de 10 minutos.
Ao final das
apresentações, abra um espaço para questionamentos e comentários por partes dos
demais colegas.
*Faça com que
nenhuma das temáticas fique fora das apresentações,assim, determinados grupos
poderão ficar com mais de um tema.
ATIVIDADE 03 – AVALIAÇÃO
Os alunos deverão
ser avaliados nos seguintes aspectos:
·
Compreensão e
interpretação crítica do filme "Vida Maria";
·
Produção de
textos orais e escritos que possuam como temática as questões enfocadas em
“Vida Maria”.
·
Apresentação/
socialização do saber para os demais colegas (criatividade; senso-crítico e
variedade das fontes de pesquisa).
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
VIDA MARIA - (Material do professor)
Assista ao
curta-metragem “Vida Maria”, dirigido
e produzido por Márcio Ramos e repare nos seguintes aspectos:
1)
Onde se passa a história
de “Vida Maria”? Que elementos do
vídeo te ajudaram a descobrir isso?
A história
se passa em alguma região sertaneja do Brasil. É possível perceber isso por
meio das imagens do curta, que mostram um lugar de solo árido e seco, além de
um sol escaldante.
2)
Como o cinegrafista /
diretor marca a passagem do tempo? Que recursos ou estratégias ele usa?
O
cinegrafista marca a passagem do tempo em “Vida Maria” ao fazer o movimento de
“aproximação/afastamento” com a câmara. A câmara se afasta de um personagem,
quando a aproxima novamente, o personagem já aparenta estar um pouco mais
velho, com mais idade. Além disso, gradativamente, os cabelos dos personagens
vão ficando brancos e a pele mais enrugada. Os alunos devem mencionar algum
aspecto relacionado à trilha sonora.
3)
Compare o início do
filme ao seu final. O que há de comum e o que há de diferente entre essas
partes do curta?
Tanto o
início quanto o final do curta mostram uma mãe impedindo a filha de escrever em
seu caderno para que esta vá ocupar-se dos afazeres domésticos. Com isso, o
diretor só reforça a ideia de que a vida dessas Marias é e será algo cíclico,
algo que irá se repetir enquanto as perspectivas delas não mudarem e enquanto
elas não tiverem instrução e dignidade.
Depois de
assistir ao vídeo, discuta com seus colegas as respostas que vocês encontraram
para as perguntas acima. Discuta também com eles as seguintes questões:
1.
O vídeo tem duração de 8
minutos e 35 segundos, mas quanto tempo se passa na vida das personagens?
Embora
seja um curta que tem menos de 10 minutos, na vida das personagens passaram-se
anos, gerações. Isso é perceptível pelo fato de aparecerem novos filhos, novas
Marias ao longo do vídeo. Além disso, quando, ao final do curta, mostra-se o
caderno com as folhas passando e com o nome de várias Marias, é possível
concluir que várias gerações já se passaram, que várias Marias já nasceram e já
tiveram outros filhos.
2.
No início do curta, a
mãe diz: “Em vez de ficar perdendo tempo
desenhando o nome, vá lá pra fora...”. Por que, para ela, desenhar o nome é
perda de tempo?
Porque
quando não se tem educação nem perspectiva de melhoria na qualidade de vida,
como acontece com as personagens de “Vida Maria”, aprender, estudar e
instruir-se perde seu valor. Nada se torna mais importante do que o trabalho,
pois este é o único meio através do qual as Marias obtêm o pão de cada dia, o
único meio através do qual elas conseguem garantir, no mínimo, sua
sobrevivência. Dessa forma, enquanto elas não tiverem instrução nem dignidade e
não perceberem que, por meio da educação, elas podem mudar sua realidade,
continuarão achando que estudo é perda de tempo.
3.
A expressão “desenhar o nome”, no curta, pode ser uma
metonímia de quê? Explique.
A
expressão pode ser uma metonímia de estudar, aprender. Isso porque quando a mãe
diz: “Em vez de ficar perdendo tempo desenhando o nome, vá lá pra fora...”, ela
não só quer impedir a filha de escrever como também de aprender/estudar o que
quer que seja.
4.
Para você, por que a mãe
usa essa expressão?
Ao
utilizar “desenhar o nome” para se referir ao estudo, à aprendizagem, torna-se
o ato de estudar/aprender algo menor, de pouca importância, é apenas uma
brincadeira, ou seja, “desenhar o nome” traz uma carga pejorativa para o
estudo.
5.
Maria José, já mais
velha no final da história, tem a mesma reação que a mãe teve com ela, com a
filha, Maria de Lourdes, quando estava escrevendo seu nome no caderno. Por que
essas ações se repetem?
Essa
repetição é para mostrar às pessoas que essas Marias do sertão têm a vida
predestinada, ou seja, podem vir com outros nomes, como outras Marias, mas
serão sempre as mesmas, sem instrução e com condições de vida paupérrimas,
precárias. Isso serve para mostrar que enquanto não houver ação, mudança no
modo de agir e de pensar dessas pessoas, a sina irá se repetir. E para que isso
não se repita, só há um caminho: educação e condições dignas de vida e de
trabalho.
6.
As Marias da família
retratada no curta já têm uma vida pré-destinada. Você concorda com esta
afirmação? Justifique sua resposta baseando-se nas estratégias cinematográficas
de que o produtor se utilizou para denotar este efeito (o da predestinação).
Um dos
elementos do texto que marcam essa predestinação é o fato de Maria José, já
mais velha no final da história, ter com a filha, Maria de Lourdes, a mesma
reação que a mãe teve com ela, quando estava escrevendo seu nome no caderno.
Essa repetição de atitudes marca que não há mudanças que as coisas continuarão
acontecendo do mesmo jeito.
7.
Por que o curta tem o
título: “Vida Maria”? Que outro
título poderia ser dado a ele?
Porque ele
retrata a vida de várias Marias. Além disso, é como se “Maria” fosse um estilo
próprio, peculiar de vida, aquela vida pacata, do sertão e para a qual não há
perspectiva de mudança ou melhoria. O nome Maria não foi escolhido por acaso,
ele, além de ser um nome comum no Brasil e, portanto, representa várias
mulheres, além disso, traz consigo uma carga semântica que remete à
simplicidade.
Excelente material. Parabéns!
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